fbpx

A FELICIDADE E OS EXERCÍCIOS FÍSICOS

A FELICIDADE E OS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Você sabe o porquê de se sentir mais leve e feliz depois de ter concluído um treino?

Seja qual for a atividade física que você pratica, o seu corpo libera endorfina estimulando bem-estar, melhora seu humor e traz aquela sensação de alegria.

Mas como age a liberação da Endorfina?  Quanto tempo preciso treinar para sentir essa sensação?

Em entrevista recente o Dr. J. Kip Matthews, PhD, psicólogo esportista clarificou:  As endorfinas são substâncias neuroquímicas produzidas no corpo pela glândula pituitária em resposta ao estresse e à dor.  Explicando de forma mais simples para leigos:  são como analgésicos naturais. “Eles interagem com alguns receptores do corpo, o que minimiza nossa experiência de dor.”

O Dr. Conta que a Endorfina não é a única substância liberada durante os treinos, ainda há um aumento de serotonina e norfenilefrina antes da liberação de endorfinas, em cerca de 30 ou 45 minutos de exercício. Mas o aumento real das endorfinas acontece após de uma hora de exercícios intensos.

Você sabia que não é só treinando que pode liberar endorfina? É possível ter a mesma sensação, porém em proporções menores, comendo chocolate, rindo ou meditando.

O aumento das endorfinas durante o exercício pode ser tão poderoso que estudos mostraram pode diminuir a depressão e a ansiedade. Alguns estudos apontam que receber regularmente essa dose de endorfina pode ajudar seu corpo a responder melhor a outros tipos de estresse também.

Mas e aí podemos ficar viciados em endorfina?

Dr. Matthews diz que não há perigo de ficar viciado em endorfinas. “É algo que acontece naturalmente no corpo, por isso não vicia. Isso não significa que alguém não possa ficar viciado em exercícios, o vício em exercícios é muito mais psicológico”, disse.

Que tal nos exercitarmos frequentemente e aproveitar todos esses benefícios?

Ah, não esqueça de aproveitar também as outras formas de liberação da endorfina:  sorrir, comer chocolate e meditar. Que tal?

Esse texto é uma adaptação da publicação em inglês. Se quiser conferir a versão original:

Add Comment

facebook
youtube
mail
×